sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Irmãs Fox

"Surgimento do Espiritismo"




O Fenômeno da Mesas Girantes chamou a atenção dos curiosos, e suspeitavam que eram ligados á presença das Irmãs Fox, mas também chamou a atenção de filósofos e intelectuais da época bem como de Hippollyte Léon Denizard Rivail ( Allan Kardec). 
Filho de Jean Baptiste Antoine Rivail e Jeanne Duhamel. Nascido no dia 3 de outubro de 1804, ás 19 horas na cidade de Lyon na França.
João Henrique Pestalozzi, considerado o pai da pedagogia moderna, influenciado pelas idéias de Jean-Jacques Rousseau, filósofo e escritor suíço, tinha uma escola, onde Hippollyte foi matriculado em 1814. Passando a residir em Paris e onde aos 18 anos iniciou seu trabalhou como pedagogo, escritor, tradutor e livre-pensador.
Logo ficou conhecido por seu trabalho pedagógico. Em 1831 casa com a professora, miniaturista e pintora Amélie Gabriele Boudet. Poligota, e escritor,nessa época, já fazia parte da Sociedade de Magnetismo de Paris, onde estudavam teorias e máximas sobre mesmerismo, o magnetismo animal de Franz Anton Mesmer, médico austríaco. 
Foi a partir de 1954 que começou a ouvir sobre  os fenômenos das mesas girantes. Após presenciar o mesmo, intrigado, passou a pesquisá-lo, percebendo que por trás do excepcional que a mística humana cria,havia algo mais, superior e com finalidades progressistas. Compilando suas anotações e catalogando em forma de perguntas e respostas. Recebeu em junho de 1856 comunicação particular de um espírito que lhe diz chamar-se Allan Kardec e ter vivido com ele,séculos atrás nas antigas Gálias e que eram eles então Druídas.
-Aos 18 de abril de 1857,surge no Palácio Real o Livro intitulado " O Livro dos Espíritos" de Allan Kardec, pseudônimo que passa a utilizar.
Assim nasce o Espiritismo, palavra criada por Allan Kardec para designar a nova ordem de idéias. 
Na sequencia vem em 1861 "O Livro do Médiuns", em 1864 "O Evangelho Segundo o Espiritismo", em 1865 "O Céu e o Inferno", em 1868 "A Gênese, Os Milagres e as Predições"



"Pestalozzi pode ser considerado como o pai espiritual de Rivail, da mesma forma que Jean-Jacques Rousseau foi o pai espiritual de Pestalozzi." Herculano Pires

" A intuição é o fundamento da instrução" Pestalozzi





Nenhum comentário:

Postar um comentário